Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (Mestrado)

CONVITE AO (RE)CONHECIMENTO INSTITUCIONAL

Ensino 1 de junho de 2020. Visualizações: 375. Última modificação: 01/06/2020 20:37:13

PREZADOS(AS) PARES, COLEGAS, AMIGOS(AS),

O Edital No 006/2020–DEAD/FUERN, do processo seletivo para criação de cadastro reserva de professores formadores para atuação na modalidade de ensino a distância no curso de Letras/ Língua Portuguesa, se distancia do fortalecimento de comunidades de práticas locais. O edital não reconhece o Mestrado em Ensino (POSENSINO) para as áreas Língua Portuguesa e Ensino, Linguística e Ensino, Literatura e Ensino. Ao mesmo tempo, o edital reconhece o Mestrado em Ensino (POSENSINO) apenas para a área Educação e Ensino.

Em tempos de muitas instabilidades (pandemia do novo coronavírus, isolamento social), evidencia-se fortemente o desejo de construir compreensões que favoreçam mais práticas de inclusão, combatendo percepções de disputas, competitividades, desigualdades e injustiças. Isso também é válido para o que ocorre entre nossas instituições ou entre os setores dentro de cada uma delas, uma vez que sempre prezamos pelo diálogo e pela sensibilização. Assim, gostaríamos de apresentar brevemente a Linha 2 – Ensino de Línguas e Artes do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), certos de que essa linha garante a verticalização formativa nas áreas de Letras, Línguas Portuguesa e Estrangeira, Artes e Música.

O POSENSINO, associação entre UERN, UFERSA e IFRN, como um todo, promove perspectivas interdisciplinares na produção do conhecimento acadêmico e científico. Por sua natureza, possui expressiva procura por licenciados de diversas áreas do conhecimento. Na Linha 2 – Ensino de Línguas e Artes, licenciados em Letras (Português, Inglês, Espanhol), Artes, Música, entre outros, qualificam-se em nível stricto sensu para receber o título Mestre ou Mestra em Ensino. A produção desse conhecimento pode ser flagrada por meio das dissertações defendidas por esses profissionais e acadêmicos, como também por meio da produção do corpo docente que os qualifica.

Neste convite ao (re)conhecimento institucional, pretendemos sensibilizar os colegiados de base e convidá-los ao diálogo para o fortalecimento de nossas práticas, pois são esses colegiados que estabelecem critérios que podem ser mobilizados para promover inclusão e equidade, ou podem ser mobilizados para promover ainda mais discriminações e desigualdades, pelas quais nós, que fazemos educação, ciência, cultura e arte, já passamos em nosso país. Assim, segue um pouco do que temos feito no âmbito da Linha 2 – Ensino de Línguas e Artes a partir de 2017, quando tivemos nossa primeira defesa de dissertação do POSENSINO, certos de que essa produção, que soma mais de 60 artigos publicados em periódicos e 10 livros organizados, consegue estabelecer uma aproximação, sem discriminações, com Mestrado em Letras, ou Linguística, ou Linguística Aplicada, ou Estudos
da Linguagem, ou Ciências da Linguagem, ou Língua Portuguesa, ou Artes/Música.

Juntos, podemos fazer muito mais.

POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) – Linha 2: Ensino de Línguas e Artes
Ananias Agostinho da Silva (Dr. Estudos da Linguagem, UFRN)
Elaine Cristina Forte Ferreira (Dra. Linguística, UFC)
Giann Mendes Ribeiro (Dr. Música, UFRS)
Mário Gleisse das Chagas Martins (Dr. Linguística Educacional, Universidade de Lisboa)
Samuel de Carvalho Lima (Dr. Linguística, UFC)
Verônica Maria de Araújo Pontes (Dra. Educação, Minho-Portugal/UNICAMP)
Vicente de Lima Neto (Dr. Linguística, UFC)

 

Convite ao Reconhecimento Institucional