Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Existem duas modalidades de cursos de pós-graduação disponíveis:
Os cursos classificados como lato sensu (em sentido amplo) e como stricto sensu (em sentido restrito).
Os lato sensu são cursos indicados para aqueles que buscam desenvolvimento profissional e querem investir em sua carreira. Existem dois tipos de curso lato sensu:
1) Cursos de especialização, normalmente com carga horária de 360 horas;
2) Master in Business Administration (MBA), com carga horária tradicional de 450 horas. Embora não seja regra, outra diferença entre os dois tipos de curso se refere ao nível de senioridade e experiência profissional do público.
Os stricto sensu de pós-graduação contemplam três tipos diferentes de cursos, indicados para objetivos igualmente distintos:
1) Mestrado acadêmico: indicado para pessoas que buscam uma carreira acadêmica, que pretendem lecionar, ou, ainda, que desejam trabalhar com pesquisas;
2) Mestrado profissional: indicado para profissionais que buscam fortalecer e aprimorar seus conhecimentos visando ao retorno na carreira profissional;
3) Doutorado: para aqueles que buscam formação acadêmica de distinção.
O que é um Programa de Pós-Graduação?
Programa de Pós-Graduação é um conjunto de cursos formado pelos cursos de pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior, atuantes na mesma área de conhecimento, compartilhando essencialmente o mesmo corpo docente e tendo uma estrutura administrativa comum. Programas são divididos em acadêmicos ou profissionais, sendo que os acadêmicos podem apresentar mestrado, doutorado ou ambos os cursos e os profissionais consistem em mestrado profissional.
Qual a diferença entre programas acadêmicos e profissionais?
O mestrado acadêmico é indicado para pessoas que buscam uma carreira acadêmica, que pretendem lecionar no ensino superior, ou, ainda, que desejam trabalhar com pesquisas. Já o mestrado profissional é indicado para profissionais que buscam fortalecer e aprimorar seus conhecimentos visando ao retorno na carreira profissional.
Tenho que ser proficiente em língua estrangeira no momento da inscrição?
Não. A proficiência em nível stricto sensu em língua estrangeira é requerida em caso de reprovação na proficiência em língua estrangeira, o aluno aprovado e classificado poderá refazer a prova, apresentando o resultado positivo no primeiro semestre após a qualificação.
O curso exige proficiência em língua estrangeira em idioma específico: Inglês, Espanhol ou Português (No caso de ingressantes surdos).
Qual é a duração de um curso de mestrado?
A duração do curso de mestrado é de dois anos.
Qual é o conceito do Programa na Capes?
Conceito 3.
Como é feita a seleção dos candidatos para o Mestrado em Ensino?
Como posso ter mais informações sobre os Programas de Pós-Graduação?
Se a dúvida é relativa ao conteúdo do Programa, você pode entrar em contato com o coordenador, ou até mesmo com algum docente que tenha afinidade com o que você pretende desenvolver. Os endereços eletrônicos dos coordenadores estão disponíveis no site de cada programa, no link “Docentes“. Mas se a dúvida é sobre a inscrição, como realizar, ou busca de informações mais burocráticas, você deve entrar em contato com a Secretaria do Pós Ensino, com o e-mail: posensino@mestrado.uern.br.
Quantas vagas há para o Mestrado em Ensino?
Art. 16º – O número de vagas a ser determinado pelo colegiado observará o número de professores-orientadores disponíveis, conforme normas estabelecidas pela CAPES.