APROVAÇÃO DO DOUTORADO EM ENSINO

Utilidade Pública 8 de janeiro de 2024. Visualizações: 257. Última modificação: 08/01/2024 20:25:31

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), aprovou, em sua 226ª reunião, realizada no período de 11 a 15 de dezembro de 2023, o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posenino). O propósito do Posensino, após o resultado da avaliação quadrienal da CAPES de 2017 – 2020, era ampliar o programa, o qual oferecia, até então, o curso de Mestrado. A avaliação quadrienal da CAPES de 2017 – 2020 conferiu nota 4 ao Posensino.

Com a aprovação, publicada pela CAPES no dia 28 de dezembro de 2023, o programa ofertará também, a partir deste ano de 2024, o curso de Doutorado. O Posensino se constitui por meio de uma associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O programa tem como área de concentração o ensino na escola pública e assumiu como compromisso o desenvolvimento de pesquisas nos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, na área de Ensino.

O coordenador do programa na UFERSA, Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros, frisou que o Posensino tem contribuído não somente em termos educacionais, com o desenvolvimento de pesquisas e formação de profissionais da Educação, mas desenvolve um papel social fundamental, na perspectiva da interiorização da pós- graduação na área de Ensino, no Rio Grande do Norte. Com o curso de Doutorado, objetiva-se somar ainda mais na promoção e qualidade da Educação. Ressaltou que, até o ano de 2024, o programa formou quase 200 mestres.

Após a aprovação do curso de Doutorado, o próximo passo é aguardar a autorização para o seu funcionamento, pelo Ministério da Educação (MEC). Há a perspectiva do edital para o curso de Doutorado ser publicado, para a formação da primeira turma, no segundo semestre de 2024. O programa, no momento, está com edital aberto para a turma do curso de Mestrado de 2024, com a oferta de 30 vagas. As inscrições seguem até o dia 22 de janeiro.